terça-feira, 4 de maio de 2010

Cresce a procura pelas Artes Marciais Múltiplas em Campo Grande

O MMA, sigla em inglês para "artes marciais múltiplas", são combates em que se permite golpes e técnicas de qualquer outra luta. É a modalidade que mais cresce no mundo. O circuito de combate Ultimate Fight Championsip (UFC), criado em 1990 pelo ex-empresário de boxe Dana White, é um evento de mais de US$ 1 bilhão e de grande audiência mundial. O empresário detém o controle de 90% do mercado de MMA. O UFC é o responsável pelo crescimento das artes marciais múltiplas em todos os lugares.

Em Campo Grande, algumas academias já oferecem treinamento de MMA para pessoas que não sabem técnicas de nenhuma outra luta. Os alunos aprendem técnicas de combate de vários tipos de lutas, em pé e no solo. As artes marciais múltiplas, começaram na década de 1980, no Japão, com uma série de lutas de artes marciais misturadas, onde surgiu o "shotoo". Em 1990, no Brasil, Carlos Grace, um dos mestres do jui-jítsu brasileiro, convidou competidores de várias artes marciais diferentes para um único combate, nascia o vale-tudo.  

A maior parte dos atletas de Mato Grosso do Sul, que já treinam jiu-jítsu, muaythai e karatê, passaram a se dedicar à nova modalidade do MMA, visando competir nos EUA no Ultimate Fight Championsip. Como é o caso do campo-grandense Michel Igenho, de 29 anos, que participa de combates de MMA há nove anos e agora, participará do Gladiator Fight, evento promovido por Alexandre Oliveira, um dos representates do UFC no Brasil. 

Muitos têm como inspiração, ídolos mundiais tais como: os brasileiros Lyoto Machida, Maurício Shogun, Rodrigo "Minotauro" Nogueira e Thiago "Pitibull" Alves, além dos norte-americanos Forrest Griffin e Mark "Martelo" Colleman.

Elizângela Lemes