terça-feira, 9 de março de 2010

Natação para todas as idades

Aos 72 anos, a competidora Terezinha Witt do Amaral esbanjou saúde na piscina. Ela pratica natação há 16 anos, por incentivo dos netos. ”Meu neto mais novo chegava nas aulas de natação, começava a chorar e dizia que só entrava na piscina se eu entrasse junto”, lembra Terezinha. Hoje, a nadadora participa de todas as competições, não só de Campo Grande, mas das estaduais. E ainda nadou no Campeonato Brasileiro de Natação, no ano passado.

Para manter todo esse fôlego, Terezinha nada 3000 metros todos os dias no Rádio Clube Mace. O neto mais novo, Eduardo Billo, hoje é professor de educação física e técnico de uma equipe de natação em Curitiba (PR). O incentivo do neto para que ela continue praticando o esporte ainda existe. “Ele vai me ligar mais tarde, para saber como fui na competição de hoje”, revela sorrindo.
Ricardo Lago, 17 anos, treina no Rádio Clube Mace. Há 10 anos praticando natação, ele conta que não foi influenciado por ninguém da família. “É que eu sempre nadei bem melhor que os outros”. Mas, apesar do talento, Ricardo não pretende seguir carreira profissional. “É só um hobby mesmo”.

Já Fernanda Silva, 18 anos, foi uma das campeãs, chegou em 1º lugar na prova dos 200 metros. Por incentivo dos pais, Fernanda começou a nadar aos 5 anos. Hoje, ela é nadadora profissional e pretende se formar em educação física. Nos campeonatos que participa Fernanda é patrocinada pela Universidade Santa Cecília, de Santos (SP). Ela lamenta a falta de investimento no esporte de Mato Grosso do Sul. “Não dá para seguir carreira profissional com o apoio daqui, do estado”. Dentre as competições que já participou estão: Maria Lenk (Rio de Janeiro), Finkel (Florianópolis) e vários Campeonatos Brasileiros.

Adriana Queiroz e Élida Monteiro