terça-feira, 22 de setembro de 2009

O velho e básico: feijão com arroz

Na infância, na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, o Imperador deu trabalho por causa do apreço ao leite materno e de uma mistura pesada da avó Vanda.
"Ele sempre foi forte. Gostava muito de uma espécie de tutuzinho com feijão, farinha e ovo que minha mãe fazia. E, também, passou quase três anos para largar o peito. Deve ser por isso – disse dona Rosilda, mãe do artilheiro. "
A comissão técnica do Flamengo o aponta como o jogador mais forte com quem já trabalhou. Na hora de “puxar ferro”, Adriano é campeão no Flamengo. Há até um cuidado para que o jogador não desenvolva demais os músculos. Segundo o preparador físico Alexandre Sanz, a genética o favoreceu. E a força física transformou-se em eficiência no Flamengo. Em 20 jogos no Campeonato Brasileiro, o atacante fez 13 gols e divide a artilharia com Jonas, do Grêmio. O futebol é um dos esportes mais populares praticados no mundo. Nos últimos anos, a nutrição tem sido alvo de crescente interesse por parte dos atletas, cada vez mais conscientes de seus benefícios. Uma refeição equilibrada e saudável é um forte aliado ao desempenho físico, pois os nutrientes proporcionam combustível energético e os elementos essenciais para o corpo.

Orientações nutricionais para melhorar a performance dos atletas:
Abuse
* Ingestão de água, principalmente, durante e após a atividade física;* Sucos de frutas adoçados e adicionados de uma pitada de sal ou água de coco são excelentes repositores para as perdas de água e sais minerais;* Alimentos fontes de carboidratos (massas, cereais em geral, pães etc), dando preferência para aqueles que contêm pouca ou nenhuma gordura;* Fontes de fibras nas refeições (cereais integrais, pão e arroz integral, vegetais, grãos com casca);* Consumo de frutas, legumes e verduras.
Evite
* Gorduras sob todas as formas, tomando cuidado com a “gordura invisível” nos alimentos (maionese, embutidos de carne, queijos amarelos etc);* Não exceder ao consumo de proteínas (carnes de qualquer tipo, leite e derivados, ovos etc);* Excesso de açúcar e/ou alimentos açucarados;* Bebidas gaseificadas (refrigerantes);* Cuidado com molhos picantes e gordurosos.

Lane Nakasone
Fonte: globoesporte.com