sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Calor e emoção na sexta etapa estadual de Motocross

A poeira subiu em Nova Alvorada do Sul, marcando uma etapa de forte emoção para pilotos e público

Luciana Nassar
Debaixo de forte calor, a cidade de Nova Alvorada do Sul, próxima à Campo Grande, recebeu nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, a sexta etapa do Campeonato Estadual de Motocross, organizado pela Femems (Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul) e com apoio do FIE (Fundo de Investimento Esportivo), por intermédio da Fundesporte.
A pista de Nova Alvorada do Sul mostrou a cor da terra sul-mato-grossense em um terreno em aclive e de terra vermelha. Clima quente e seco formou muita poeira, o que dificultou um pouco a vida dos pilotos.
O destaque das baterias ficou por conta do piloto Diego Pedro, que ganhou duas baterias. A primeira bateria foi da categoria MX2. Felipe Loessi largou na frente e teve que suportar a pressão do jovem talento Luiz Cavali no início da prova. Após três voltas, houve um distanciamento entre eles, a briga foi então pelo segundo lugar. Bandeira quadriculda e Felipe Loessi, de Chapadão do Sul levou a melhor. Em segundo lugar, Luiz Cavali, de Campo Grande e em terceiro Mauro Yanagiara, de Ponta Porã.

Emoção é o que não faltou. No treino da categoria MX3, o piloto Sdeobel Piloneto, teve problemas com a sua moto e caiu em uma das curvas. Apesar do susto, o piloto não teve fraturas. Logo depois na corrida, quanto todos pensavam que ele não ia voltar, mas lá estava ele, mostrando toda a sua garra de competidor. Mas quem ficou na primeira posição foi o piloto Junior Feitosa, de Maracaju. Com sua moto japonesa ele conquistou o público com manobras abertas e muita simpatia. Após vencer voltou ao seu boxe rodeado por crianças entusiasmadas pelo contato com o mais novo ídolo.

Depois de uma manutenção rápida na pista, foi a vez das categorias Cadete e Nacional. Emerson Martins, de Campo Grande, dominou a cadete abrindo grande vantagem . Vantagem que o permitiu até afogar a moto e não perder a liderança, causando frisson no público. Cássio Pegorari, de Ponta Porã, assumiu o segundo posto. Em terceiro, terminou o piloto Emerson Brás, de Campo Grande.

Na categoria Nacional a disputa foi acirrada desde os primeiros instantes. Luan Machado se embolou com os outros competidores e levou sua moto ao chão logo na primeira curva. Diego Pedro logo conquistou a primeira colocação. Diego Pich, de Rio Brilhante estava em segundo lugar quando se acidentou em uma das curvas. Saiu da disputa revoltado com sua performance. A briga acirrada das motos nacionais acabou com Diego Pedro na primeira colocação, seguido de Elizeu Ferreira, de Rio Verde e Daniel Matos, de Campo Grande.

Com a pista já amaciada, os pilotos da categoria 80cc e MX1 fecharam com chave de ouro o circuito de Nova Alvorada do Sul. A disputa da 80cc foi marcada pelo ronco estridente, motos mais leves e saltos com mais altura. O vencedor foi o piloto Gilnei Junior, de Sonora.

O cavaleiro da moto verde, Diego Pedro
Luciana Nassar Na MX1 mais uma vez Diego Pedro mostrou a que veio. Largou na frente, andou forte e abriu uma boa diferença em relação ao segundo colocado, vencendo a prova. Terminou em segundo lugar Édi Razzini, de Campo Grande e em terceiro Junior Feitosa. Diego Pedro diz que é necessário preparo físico e patrocínio para alcançar bons resultados. Com sua moto verde, pouco papo e muita sede de ganhar, o jovem corredor se destacou neste circuito. Patrocinado pela prefeitura de seu município, Paranaíba, e pela Cometa Moto Center ele já espera pela última etapa do campeonato, que ocorrerá na cidade de Cassilândia, no dia 29 de novembro.

Élida Monteiro e Leo Brandão