sábado, 31 de outubro de 2009

Judocas sul-mato-grossenses vão para o Campeonato Sul-Americano

Além dos judocas Octávio Reis Eudociak e Ana Paula Cavalcante Prates, do Grêmio Esportivo Sealp, o técnico Alessandro de Souza também viaja.

O judô sul-mato-grossense está cada vez mais forte. O técnico Alessandro de Souza e os judocas Octávio Reis Eudociak e Ana Paula Cavalcante Prates, do Grêmio Esportivo Sealp, vão representar o estado no campeonato Sul-Americano Sub-13 e Sub-15, que será realizado de 5 a 9 de novembro, em Porto Alegre (RS).
Alessandro, que já representou o Brasil em campeonatos no Chile e no Equador, em 2007, vai ser técnico oficial da Seleção Brasileira. Ele pratica judô há 27 anos e é técnico há 9. ”Nós ficamos honrados de levar o nome do estado, pois estamos fora do eixo Rio-São Paulo. E isso mostra que temos bons profissionais, bons atletas e técnicos no estado”. Para o treinador, a expectativa é muito grande e as chances de trazer títulos também, pois “a qualidade dos atletas sul-mato-grossenses é muito boa”.
Octávio Reis Eudociak pratica judô há nove anos. Ele já participou de várias competições e, agora, se prepara com treinos intensificados para o campeonato Sul-Americano. “A expectativa é boa. Pretendo trazer medalhas para Mato Grosso do Sul”, afirma o judoca.
A persistência nos treinos e a busca por títulos é rotina para os judocas. Com tanto tempo no esporte, a cada ano surgem novos desafios, mas eles apontam a falta de patrocínio como a principal dificuldade. Uma realidade enfrentada por muitos atletas sul-mato-grossenses.

Emory Alves foi ao Mundial Sub-20

Emory Alves Spontoni não vai para o campeonato Sul-Americano, mas é o destaque da equipe do Grêmio Esportivo Sealp/UCDB. Ela acaba de voltar do campeonato Mundial Sub-20 de Judô, realizado em Paris. A atleta foi derrotada por uma judoca francesa.
“Foi uma experiência muito boa representar o Brasil no Mundial Sub-20, em Paris. Não deu para trazer o título. Mas, da próxima vez, vou ainda mais preparada”, diz a atleta.
A dedicação de Emory ao judô já rendeu muitas conquistas. Ela é tricampeã sul-americana, campeã brasileira na categoria sub-20 e foi a campeã da seletiva para o Mundial Sub-20. Além disso, já conquistou o vice-campeonato sul-americano, foi campeã e vice-campeã dos Jogos Escolares Brasileiros.
A judoca conheceu o esporte, por acaso, aos cinco anos de idade. “Minha mãe saia para trabalhar. Eu ficava sozinha em casa. Um dia, resolvi andar na rua e achei uma escola, onde as crianças estavam lutando judô. Nem tinha noção do que era o esporte. Mas, me interessei e comecei a participar das aulas”.

Adriana Queiroz