segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Prova histórica da Stock Car decide classificação

Etapa marcante

Prova de Campo Grande, da Copa Nextel Stock Car, marcou o campeonato como a corrida mais emocionante de 2009.


Leo Brandão

Thiago Camilo foi o vencedor e está na Super Final

Tempo nublado? Só no céu da capital sul-mato-grossense, porque, na pista do Autódromo Internacional de Campo Grande e para os estimados 30 mil presentes à oitava etapa da Copa Nextel Stock Car, a emoção elevou muito a temperatura, na manhã do último domingo (4). A prova foi decisiva para definir os dez pilotos que continuarão brigando pelo título na etapa final do campeonato.
Após 29 voltas de muitas expectativas, o paulista Thiago Camilo, da Ipiranga Racing (Chevrolet), garantiu sua vaga nas quatro provas finais da temporada, conquistando o primeiro lugar na corrida. Thiago completou a prova com o tempo de 43 minutos e 32segundos, com a média de 135,15 km/h. O segundo lugar ficou com o carioca Duda Pamplona, da Officer Pamplona’s (Chevrolet). Átila Abreu, da AMG Motorsport (Chevrolet), pole position, terminou em terceiro.
Trinta competidores largaram nesta etapa. A pista de Campo Grande permitiu manobras arriscadas e entradas nas curvas, com muita emoção. Capôs ao ar, derrapadas e poeira levantada pelas saídas da pista marcaram essa corrida, que entrou para a história da Stock Car, como uma das mais competitivas.
Thiago Camilo disse que essa corrida foi a mais difícil de sua carreira. Para ele, o mais complicado foi a pressão pelo bom resultado, já que, na prova anterior, no Rio de Janeiro, ele havia conquistado apenas a sétima posição. O vencedor da prova disse ainda ter se surpreendido com a pista de Campo Grande. “O asfalto de Campo Grande resistiu bem nesta prova”. O paulista diz que não há favoritismo para as próximas provas, mas conclui que este é o ano em que ele tem nas mãos a melhor oportunidade em termos de equipamentos para brigar pelo título.
Átila ficou em terceiro lugar, mas com um fato inédito. Fez em Campo Grande sua primeira pole. “Foi emocionante” disse o piloto, esbanjando um sorriso. O jovem de 22 anos ficou feliz por atingir sua meta de estar entre os finalistas da próxima etapa.
O presidente da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, disse que Campo Grande está de parabéns por voltar ao circuito de provas da Stock Car, recebendo as 4 categorias (Copa Nextel, Pick Up Racing, Copa Vicar e Stock Jr.), sem apresentar grandes problemas. Ele disse que foi a corrida mais emocionante do ano. Para ele, Campo Grande, ao atender as reivindicações de melhorias na pista e adequação do asfalto, solicitadas pelas equipes competidoras e organizadores da Stock, inaugurou uma nova fase na melhoria da estrutura de outras pistas, como a de Londrina, Cascavel e Caruaru. “Essa iniciativa marca uma nova fase”, disse o presidente da confederação.
No final da corrida, o sol, que estava tímido na largada, rendeus-se, mostrando sua força típica. Com pista boa e um excelente espetáculo, ele não resistiu, voltando a brilhar no céu da capital Morena.

Super Final

A última etapa do campeonato da Copa Nextel Stock Car é composta por quatro provas: Curitiba, Brasília, Tarumã e São Paulo. Todos os competidores correm, mas apenas os dez mais bem colocados até agora podem brigar pelo titulo de 2009.
Com os resultados de Campo Grande, os pilotos da Super Final são estes: 1) Cacá Bueno, 235 pontos; 2) Valdeno Brito, 223; 3) Thiago Camilo, 221; 4) Átila Abreu, 219; 5) Ricardo Mauricio, 218; 6) Marcos Gomes, 215; 7) Daniel Serra, 212; 8) Allam Khodair, 211; 9) Max Wilson, 210; 10) Luciano Burti, 207.
A próxima corrida será no dia 25 de outubro, no Autódromo Internacional de Curitiba-PR.

Élida Monteiro
Leo Brandão