sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Na pista: o assessor de comunicação

Entre idas e vindas de mecânicos carregando pneus e materiais automobilísticos, sons enfurecidos dos motores dos carros na pista do autódromo de Campo Grande, está Silvana Grezzana. Já acostumada com os bastidores da Stock Car, ela conta um pouco da sua incansável “rotina” e como é a vida de um assessor de comunicação especializado em esportes.
Com 16 anos, Silvana já tinha uma personalidade decidida. A então adolescente do interior do Paraná, mais precisamente de Cascavel, pediu autorização aos pais para fazer vestibular em Maringá. Acabou no Rio de Janeiro, com um amigo, para assistir à última prova da fórmula Indy, no Brasil. Aí, a paixão pelo esporte se tornou declarada. “Cheguei ao Rio, somente com roupas de frio, e estava o maior calor. Tive que cortar minha calça. Até peguei a roupa de um piloto emprestada”. Mais tarde, ela cursou jornalismo. Trabalhou em jornais e revistas e, no final da década de 90, cansada da rotina maçante da redação jornlística, começa a trabalhar com assessoria de comunicação. Hoje, ela administra a Sig Comunicações, agência de notícias especializada em esportes.
Dona de um olhar amistoso e determinado, ela anda por todo o autódromo, como se estivesse no seu escritório, e, de fato, está. Além de assessorar a stock car, ela também presta serviços para outras categorias do automobilismo, como o rally Dos Sertões. Por isso, o trabalho é constante e programado. “Há uma grande programação de tudo. Em determinadas épocas, chegamos a cobrir mais de um lugar”. Ela diz que, mesmo não estando fisicamente no local da prova, faz os contatos necessários por meio da internet e telefone.
Ao apresentar os boxes das equipes, ela mostra intimidade e segurança. Nem parece estar em um universo considerado masculino. Nas mãos dela, uma pequena nécessaire branca, com estampas em corações rosa. Deixa claro que a vaidade feminina não foi posta de lado. Talvez, evidencie a sensibilidade necessária para atender as expectativas de seus clientes, que têm suas carreiras nas mãos da figura do assessor de comunicação. São eles que fazem os contatos com os patrocinadores, a divulgação do desempenho e, muitas vezes, são até mesmo responsáveis pela motivação da equipe.

Leo Brandão - Direto do Stock Car, circuito Campo Grande.